Qual botão aciona o chatômetro alimentar do seu pai?

Qual botão aciona o chatômetro alimentar do seu pai?

Não nascemos mães. Nos tornamos mães. E uma das pastas incluídas no download obrigatório da gravidez, nos torna muito chatas. Conseguimos ser insuportáveis aos olhos dos nossos filhos. O chatômetro bate recorde quando falamos de alimentação.

– Não pode comer bolo antes do almoço. Guarda a barriguinha 20 minutinhos.
-Vem tomar café da manhã!
-2 picolés? Nem pensar.
-Precisa tomar esse tanto de açaí?
-Filhos, o dinheiro é meu e não vou comprar (qualquer guloseima possível) o que vocês estão pedindo!
-Filho, come coloridinho? Toma o suco? Bebe água…
 
Mas e o pai? O que é que aciona o botão chatice alimentar deles?

Tenho recebido muitos relatos de mães que não estão sabendo lidar com a figura paterna. Que não sabem conversar e convence-lo a adotar uma alimentação equilibrada em casa.
Nosso discurso nutricional é burlado por ações inocentes que minam nossos argumentos.
Lógico que existem bons exemplos… Mas são exemplares raros com certeza!
Para estes momentos, vou listar alguns itens importantes, do ponto de vista de uma criança.

Pai, eu preciso de rotina. E a rotina deve ser continuada mesmo com a mamãe fora. Funciono como um carro. Café da manhã, almoço e jantar são meus combustíveis. E preciso de combustível bom. Não me venham com gasolina adulterada. Sinto fome quando acordo. Preciso de pelo menos uma fruta e um pedaço de pão. Com 3 minutos fica pronto. Tudo bem ficar assistindo TV enquanto você termina de acordar, mas me alimente primeiro?
 Para o almoço, fuce a geladeira. Geralmente mamãe guarda os restinhos em potinhos. Rola um mexidinho, né?
Para o jantar… frite um ovo com pão e saladinha que sobrou num outro potinho, ou faz um misto quente com um iogurte. Ixi… acabaram todos os potinhos? Vamos pro espetinho. SE VIRA!
* e no espetinho, pede suco natural.

-Para as compras de supermercado, ligue antes. Geralmente o que você compra já tem em casa.

-Não compre os industrializados que mamãe sempre bloqueia. Você não sabe que esses desenhinhos na embalagem estão aí para enganar a gente?

-Não pai. Não posso tomar os seis Yakult só por que tenho vontade e fiz uma carinha irresistível.

-Pai, você já leu sobre como as crianças estão ficando obesas? Os alimentos industrializados têm tanto açúcar, sódio e gordura! Fora aqueles nomes esquisitos! Você não vai querer que eu fique doente. Eu ainda não sei ler, então aproveite que você sabe e leia os ingredientes pra mim. Se tiver muitos nomes que sua avó não conhece, não compra.

– Se você me negar uma guloseima eu vou ficar chateado. Mas passa. Eu vou sobreviver.  Você é tão responsável pela minha saúde quanto minha mãe. Pense com o coração e não com a emoção. Mais tarde eu vou entender que o que você queria era somente me proteger.

– Entendo que você trabalha muito e que quer ver meu rostinho feliz. Mas que tal ir comigo pra cozinha me ajudar a fazer um bolo? Ou me levar pra lavar o carro no final de semana?
Podemos até tomar um picolé juntos. Mas dia de semana, não precisa trazer guloseima. Você pode ler um livrinho para eu dormir, ou pai… Tocar violão pra eu cantar! Eu amo!
-Assista com interesse aos documentários que mamãe está te mostrando. São importantes para se atualizar.

-tá, você sobreviveu comendo miojo e Biscoito Waffer. Mas e essa barriguinha aí? E o inchaço nos pés? E o vício em açúcar? E todos os complexos de comida de verdade? Sai pra lá. Não quero isso pra mim não! Lembre-se: o que me ensinar agora vou levar pra vida inteira!

-A regra das cinco cores no prato vale pra você também. Vamos colocar mais salada nesse prato?

-Pai, veja seus exames! Seu colesterol não está bom. Vamos melhorar juntos? Vamos mudar os nossos hábitos alimentares?  Não quero ter meus exames alterados também.”

PAI É IMPORTANTE DEMAIS e são muito capazes de entender, incentivar e tomar partido da LUTA que é alimentar bem os filhos.

Revejam seus conceitos e melhorem seus hábitos. SE NÃO POR VOCÊ, POR SEUS PEQUENOS.

Relacionados