Quando damos as mãos a uma máquina

Quando damos as mãos a uma máquina

Minha história com a máquina de pão começou a uns 10 anos.
Comecei a trabalhar com 15 anos pois sempre quis ter meu próprio dinheiro e sempre me orgulhei disso!
Com 18 anos eu cursava Farmácia na faculdade, trabalhava em um cartório aqui de Belo Horizonte e pra complementar a renda fazia pão. Lembro que o valor da máquina não mudou quase nada até hoje e que eu comprei com meu cartão de crédito dividindo de 10X. Pagava 27,00 por mês e ela me ajudava na produção.
Fazia com ela 3 pães de uma vez. Enquanto ela amassava e sovava uma massa, a outra descansava e crescia e a outra assava.
Ahh, da cozinha da casa da minha mãe saiam coisas incríveis! Pão de ervas, pão de goiabada, pão de cocada caseira, pão de requeijão, canela… Meus pães eram enormes e lindos!Queria muito ter fotos daquela época.
Vendia meus pães no cartório, faculdade e nos finais de semana eu virava a noite para fazer muitos e ir de apartamento em apartamento do bairro vendendo.
A renda dos pães me ajudou muito a pagar minhas contas e me lembro bem dos finais de tarde em que chorava muito de orgulho em ter conseguido dinheiro para pagar uma conta ou outra.
Quando entrei para o curso de cozinheiro do Senac, fiquei grávida da Clarinha e parei de fazer os pães. A máquina então ficou abandonada por um bom tempo.
Mas…
Com o crescimento dos meninos e a minha busca por menos alimentos processados, ela voltou a ativa.
Linda, mas já judiadinha por causa da sobrecarga.
Minha máquina é da Britânia e pra mim ela é a melhor. Tem timer, o que ajuda muito a conseguir me programar. Eu geralmente só uso a opção 1 para bater,espero até faltar 1:30 e a massa estar o dobro do começo do processo. Os pães de 900 g quase encostam na tampa.
Tiro a massa antes que ela comece a assar. Coloco na forma ou boleio da forma que eu quero, cubro com um pano limpo e espero uns 20 minutinhos para que cresça de novo. Passo ovo batido por cima com a ajuda do pincel e ponho para assar em forno convencional.
A casca fica bem mais fina e delicada e o pão fica bem mais leve.
Há pouco tempo comprei a máquina de pão da Cadence e não gostei. Achei ela fraca e não te da opções de tempo, o que dificulta muito a fazer da forma que eu disse. Quando vejo ela já está assando. Percebo que o pão a da Britânia forma bolhas maiores e ele fica mais macio. A vontade que me deu foi de ligar lá e perguntar se rolou muita preguiça na hora de projetar a máquina.
A da polishop que tem as capsulas dizem ser boa…mas a ideia é que você consiga fazer o pão em casa, da forma mais natural e por um valor baixo né?
Então vamos lá, para conseguir colocar a fabricação do pão na sua rotina você precisa:
-Colocar os ingredientes na maquina antes de ir dormir.
-Programar para que quando você acorde, falte 1:30 para finalizar o processo.
– Levantar com calma , colocar a massa na forma e ligar o forno a 220C. Quando o pão tiver inchado novamente, passar o ovo e entrar com ele no forno.
Quando dourar e a casca estiver meio oca, seu pão está pronto e delicioso!

Não poderia deixar passar o vídeo da Francine Lima sobre pães integrais que é demais:
Vídeo CANAL DO CAMPO À MESA

Agora, vamos tirar a máquina do armário e aproveitar as maravilhas que ela pode te proporcionar?

Relacionados