Alegria ao preparar o almoço.

Alegria ao preparar o almoço.

Preparar refeições todos os dias pode ser tarefa árdua para algumas pessoas. Mas hoje eu vou te dar dicas para facilitar sua vida na hora do almoço.
A primeira dica para uma semana alimentar tranquila é se planejar.
Você geralmente tem três áreas de armazenamento de comida em sua cozinha:
Despensa, Geladeira e Freezer.
Antes de montar seu cardápio semanal, dê uma olhada nos ingredientes que você já tem em casa e que precisam ser usados. A partir daí, monte um cardápio para a semana e liste o que falta comprar para prepará-lo.
Desta forma, você não perderá tempo todos os dias decidindo o que vai cozinhar.
Procure variar o quanto conseguir, mas deixe para testar receitas novas em dias mais tranquilos como domingo. Geralmente perdemos um tempão criando.
Aposte no congelamento. Ele vai ser um grande aliado na variação dos alimentos de mesma classe.

Dicas para as principais preparações:

Feijão congelado:
Congele o feijão sem tempero e porcione a quantidade necessária para no máximo dois dias. Refogue depois de descongelado. Pode ser congelado por até 3 meses sem perder nutrientes.

Arroz:
Refogue, cozinhe e congele pequenas porções. Lembre-se de congelar em recipientes ou saquinhos apropriados que não deixem muito ar dentro. O ar no interior do vasilhame gera cristais de gelo.

Saladas:
As saladas também podem ser mais práticas se lavarmos e secarmos todas as folhas da semana. Deixe-as na prateleira de baixo, bem armazenadas em saquinhos de congelamento ou vasilhame com tampa. Para absorver umidade, coloque dentro do recipiente um pedaço de papel absorvente dobrado.

Massas:
Os molhos também poder ser feitos em maior quantidade e com antecedência. Na hora de servir é só cozinhar a massa e aquecer o molho. Não aconselho o congelamento de molhos com base de leite como o molho branco.

Carnes:
As carnes podem ser porcionadas, congeladas e retiradas de um dia para o outro para descongelar na parte mais gelada da GELADEIRA. Você pode também deixá-la preparada e congelar pequenas porções.

Legumes:
Para o congelamento de legumes, parta-os em pedaços menores e ferva-os por 2 a três minutos. Após este tempo passe-o em água gelada para parar o cozimento. Desta forma ele estará branqueado e durará até 3 meses em congelador.

Alimentos que não podem seer congelados:
Gelatinas, iogurtes, creme de leite, leite, pepino, folhosos sem prévio branqueamento e batatas.

*Tenha canetas ou etiquetas adesivas para anotar nos recipientes. Caso contrario você sempre vai ficar na dúvida se a carne que está no congelador é ísca ou bife. Isto é um fato.
*Congele as refeições quando esfriarem e retire apenas o suficiente para o almoço o jantar.
*Você pode congelar leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico, arroz, quinoa…
*Faça a mais preparações mais complicadinhas como lasagna, strogonoff(sem o creme de leite ou biomassa), carnes em geral, e congele uma parte para consumir em outra ocasião. Esta dica ajuda muito quando recebemos visitas de última hora.
Qualquer dúvida, questionamento ou sugestão é só comentar.
Grande abraço e até mais!

Relacionados