Esta na hora de rever nossos hábitos

Esta na hora de rever nossos hábitos

Mães já nascem culpadas. Nos culpamos por não saber dar banho, pelo bebê não parar de chorar no nosso colo, por nossos filhos não obedecerem, e dentre muitos outros motivos, por não comerem direito.
Vivemos em uma época muito complicada do ponto de vista alimentar. Vejo que muitas de nós se sentem perdidas em tantas informações e tantos alimentos sendo colocados como vilões.
O que acontece é que esses novos vilões eram nossos queridinhos desejados de antigamente.
Na minha infância, íamos muito à casa de amigos da minha mãe, que tinham um ótimo poder aquisitivo. E eu, sempre grudada na cozinha, fuçava a dispensa todas as vezes(risos). Ahh, meu sonho era poder comer aquele miojo bolognesa, tomar todos os todynhos da geladeira, ter aquele balde de pistache disponível para comer de mãozada. Cresci, tive minha filha,casei, e antes de toda a orientação nutricional que tenho hoje, fazia compras homéricas para minha primeira casa.
Tinha paçoquinha pendurada na parede, todos os biscoitos possíveis, Gatorade e energético em estoque, suco em pó de variados sabores e muito mais.
Quis ter em minha casa e oferecer a minha família tudo o que eu tinha desejo na infância.
O tempo foi passando e conforme ia estudando e me especializando, cai na real de todos os malefícios que aquele período poderia ter gerado. Estes “alimentos” eram pra mim STATUS SOCIAL.
Fora a influencia da mídia em nossas vidas, vivemos correndo cada dia mais. Não sobra tempo para pensarmos em como oferecer alimentos melhores para nossos filhos. O prático tomou conta de nossas prateleiras.
É só ver no supermercado. Hoje em dia existe até purê de batata em pó!
Mas tudo isto tem consequências seríssimas. A geração atual está adoecendo mais cedo do que as ultimas gerações. E não adianta fugir, fingir que não é com a gente ou defender o BELO dito:
Eu comi, estou viva e vou dar miojo pro meu filho toda vez que me der vontade. Em discussões sobre alimentos entre mães lemos muito essa frase. As que não tem bons hábitos alimentares em casa não conseguem aceitar críticas e opiniões e a discussão se torna improdutiva e extremamente inflamada. Mas o fato é que sobrevivemos cheios de sequelas e nossas crianças estão se tornando hipertensas, diabéticas, obesas, cardiopatas a uma velocidade altíssima. É imperativo que mudemos nosso modo de ver o ALIMENTO. PRECISAMOS mudar nossos hábitos, voltar a cozinhar em casa com ingredientes de verdade e principalmente, organizar tempo para isto. Não queremos nossos filhos doentes e esta responsabilidade é nossa SIM.
Temos que nos informar, temos que nos organizar, temos que aprender a cozinhar e criar alternativas para sairmos das mãos da indústria. Temos que aprender a dizer não para as vontades dos nossos filhos com a convicção de que estaremos agindo da melhor maneira para a saúde deles. Eles não irão morrer se não comerem alimentos industrializados. Eles irão se acostumar com a ideia  por puro instinto de sobrevivência, e com o tempo, irão gostar da mudança. No futuro, agradecerão pela mudança.
O acesso a receitas, idéias e modos de preparo saudáveis que criança gosta é tão fácil hoje! Aqui mesmo temos algumas opções.
Para quem gosta mas não se aventura muito, vale tentar cozinhar com mais prazer. É mais fácil quando tomamos um banho no final do dia, ligamos uma musica gostosa, testamos novas receitas, comemos com nossa família e…colocamos as louças sujas na lava louça(preciso escrever um dia sobre minha grande amiga lava louça). Se você sabe que isso não vai rolar e continua achando que o fogão realmente vai te engolir viva, não se engane, você também terá trabalho. Procure se informar sobre pessoas que fazem congelados em sua casa, lanches práticos e saudáveis e tenha um estoque sempre atualizado para não cair na tentação.

NÃO PRESENTEIE SEU FILHO COM 10 ANOS A MENOS DE VIDA QUE VOCÊ.COMIDA DE CRIANÇA É COMIDA DE VERDADE,COM INGREDIENTES DE VERDADE.

Relacionados