Por uma lancheira mais saudável.

Por uma lancheira mais saudável.

Na escola da minha filha o lanche é unificado. Isto quer dizer que pagamos uma taxa por mês e uma empresa fornece o mesmo lanche para todas as crianças. Ano que ela vai entrar no ensino fundamental e estou pensando como vai ser incluir mais esta função em minha rotina.  Semana passada estive no Rio de Janeiro para participar do FÓRUM DA OBESIDADE INFANTIL realizado pela Amil e queria compartilhar um pouco do que foi falado com relação ao lanche na escola:

  1. Acrescente à lista de compras da casa os alimentos que serão usados no preparo do lanche escolar. Se possível, leve a criança para o mercado e deixe-a participar do processo de compra e preparo.
  2. Tenha sempre em casa papel toalha, papel alumínio, potinhos de plástico ou inox com tampa plástica e sacos descartáveis. Essas ferramentas são essenciais para acondicionar os alimentos de forma segura.
  3. Caso não dê tempo para preparar a lancheira na hora de ir pra escola, prepare-a na noite anterior e conserve-a bem embalada na geladeira.
  4. Estimule a criança a beber água na escola.
  5. Monte lanches com a criança. É um ótimo momento para conversar sobre os benefícios dos alimentos saudáveis e experimentar novos sabores.
  6. Varie o cardápio e prepare lanches coloridos. Assim, evita-se a substituição por salgadinhos,refrigerantes e doces, além de ”birras” e ”greves de fome”.
  7. Ameaçar a criança para comer pode aumentar a aversão ao alimento! Não ponha de castigo ou use o alimento como recompensa.
  8. Os alimentos industrializados continuam sendo uma opção pratica, mas tente usá-los eventualmente. Eles são pobres em nutrientes,ricos em gorduras, açucares refinados, adoçantes, conservantes e sal!
  9. Nunca ponha a lancheira térmica fechada na geladeira- isso manterá o resfriamento apropriado apenas do lado de fora e o lanche ficará comprometido.
  10. Recomendar e exigir o consumo de sucos e abrir uma lata de refrigerantes na frente da criança não parece ser uma atitude muito correta, não é mesmo? Você é um bom exemplo para seus filhos?Um grande abraço e até mais!

Relacionados